Carbono Resex Rio Preto Jacundá

Sobre o Projeto

Iniciado em 2012, o projeto realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em parceria com a Associação de Moradores das Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá e Ribeirinhos do Rio Machado/ASMOREX e Biofílica Investimentos Ambientais é o primeiro projeto de REDD+ executado em Rondônia e apoiado pelo governo do Estado. Tem como principais ações a implementação de diagnósticos atualizados sobre situação socioeconômica, fundiária, ambiental e biótica da unidade; organização social das instituições que representam seus moradores; fomento às atividades de geração de renda alternativa; e apoio técnico ao monitoramento da paisagem na unidade e seu entorno.

Importância

Um dos maiores desafios enfrentados na Amazônia é o de se encontrar alternativas econômicas que mostrem que manter a floresta de pé pode ser mais lucrativo que a implantação e atividades de curto prazo, como pecuária bovina e sojicultora, extremamente intensivas no uso de recursos naturais. Hoje os mercados voluntários de carbono são uma realidade. Assim o projeto de REDD+ realizado pelo CES Rioterra, ASMOREX e Biofílica na RESEX Rio Preto Jacundá pode vir a se tornar um exemplo em transformação social, podendo ser replicado para outros povos da Amazônia, cujo as ações de conservação são usufruídas por toda sociedade a paryir da conservação deste patrimônio.

Objetivos

Desenvolver um projeto de pagamentos por serviços ambientais, com destaque para a geração de créditos de carbono por meio do mecanismo REDD+ (Redução das emissões por desmatamento e degradação florestal mais conservação, manejo florestal sustentável e manutenção de estoques florestais).

Resultados

Espera-se com o projeto:

Diminuir o desmatamento na porção Oeste do “Arco do Desmatamento”, região que responde por 80% do desmatamento ocorrido na Amazônia.
Comunidade informada sobre o projeto e Consentimento Livre Prévio e Informado concedido.
Fortalecimento da Asmorex e melhoras nos aspectos de gestão e organização social.

O projeto encontra-se em processo de validação