Nossa Instituição

Quem somos?

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA é uma OSCIP, criada em 1999, com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade crítica, consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental, capaz de propor um modelo de desenvolvimento para região amazônica que alie conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais. Essa melhora deve vir acompanhada pela valorização das diferenças culturais, observação das necessidades regionais e respeito a capacidade de suporte dos recursos naturais.
Buscamos integrar saberes e unir pessoas para construirmos uma sociedade mais justa e solidária.
O Centro de Estudos Rioterra pauta-se pelos princípios do humanismo, uso equilibrado do meio, transparência, respeito às diferenças e a natureza. Uma marca de nossas ações é associar trabalhos, pesquisa e desenvolvimento (P & D) a atividades de formação e assessoria técnica para fortalecimento do capital social amazônico.
Acreditamos que só com uma população consciente de seu contexto socioeconômico e ambiental que, de fato, conheça todas suas possibilidades e seja sabedora das perspectivas futuras poderemos construir a Amazônia “sustentável” que o mundo tanto almeja.

Nossa Missão

“Defender a identidade amazônica, valorizar a cultura e o uso sustentável do meio ambiente e contribuir para uma sociedade justa, democrática e participativa”.

A Amazônia é um patrimônio natural mundial. Nós visualizamos um mundo onde todas as pessoas – mesmo aquelas dos lugares mais remotos do globo – possuem o poder de criar oportunidades para si e para outros para atingir um resultado conjunto, o de conservar essa importante região.

Muitas pessoas veem a Amazônia apenas como árvores e animais. Há mais de 25 milhões de pessoas vivendo nesta parte do Brasil. A região configura-se hoje como uma fronteira de expansão agrícola. Há vetores de desmatamento causados pela soja, pecuária, extração ilegal de madeira que envolvem os moradores locais em atividades degradantes para o meio e para eles mesmos devido à falta de opções.

Nós acreditamos em caminhos diferentes. Acreditamos em processos de conservação baseados no engajamento das pessoas. Nós só teremos mudanças deste cenário se pudermos prover segurança, acesso de baixo custo à educação de qualidade e recursos financeiros para aqueles que precisam de ajuda possam propiciar melhores condições de vida para eles e suas famílias.

Colaborar com o Centro de Estudos Rioterra é muito simples. Você nem pode imaginar quantos trabalhos e benefícios podem ser gerados para transforma a vida de pessoas com tão pouco, como $20,00.

O Centro de Estudos Rioterra desenvolve projetos nas áreas social, econômica e ambiental, permitindo educação de qualidade, melhorando a produção dos agricultores familiares com respeito ao meio ambiente, provendo assistência social e agrícola para pessoas que vivem em situação de exclusão, negação de direitos e sem acesso as fontes de financiamento bancárias tradicionais. Aqui no Centro de Estudos Rioterra, 100% de suas doações – preferimos o termo “colaborações” – é investido nestes trabalhos.

Como dissemos, acreditamos em processos de conservação baseados no engajamento das pessoas. Por isso os programas colaborativos não buscam simplesmente uma doação, mas meios de tornar possível ações de pessoas em todo o mundo em prol da Amazônia. Esta é uma relação baseada em dignidade humana. Aqui somos todos protagonistas, as pessoas que colaboram, nós que as repassamos aos agricultores e eles, por meio de suas práticas, pois veem suas vidas serem valorizadas. Por isso, mesmo de longe você pode ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Aprenda mais sobre “como funciona”.

Cem por cento de cada real (ou dólar) que você destina ao Centro de Estudos Rioterra vai diretamente para os fundos destinados à programas específicos. A Rioterra não fica com nenhuma parte. O Centro de Estudos Rioterra possui financiadores e parceiros que permitem seu funcionamento independente das doações ou colaborações. Nós também escrevemos projetos a financiadores, como governos e fundações.

Nós somos incrivelmente gratos pelo suporte que vocês nos dão através de suas colaborações, pois ela tem permitido mudar a vida de muitas pessoas na Amazônia.

Aprenda mais sobre nossos parceiros ou como colaborar.

Há quatro maneiras de você monitorar seus investimentos ou mesmo conhecer as ações antes de decidir pela doação:

1) Quando você faz uma doação ou empréstimo, passa a ter acesso ao quadro de doações e empréstimos referentes a cada programa, onde você poderá acompanhar não apenas os investimentos, mas as opiniões dos envolvidos.

2) A cada US$ 50.000 captados por ano, 1 doador será sorteado para conhecer pessoalmente o projeto. Assim, vocês poderão conhecer o contexto, as pessoas envolvidas e ver com os próprios olhos a importância dos benefícios gerados. O limite máximo será de 10 pessoas ao ano, independente do valor captado.

3) Se você deseja vir pessoalmente por conta própria conhecer as iniciativas, poderá vir a qualquer época do ano, basta nos avisar com 15 dias de antecedência e ficaremos felizes em recebe-lo. Daremos apoio logístico local para sua viagem.

4) Você também pode acompanhar as ações através do nosso site, pois ele é um importante veículo de transparência e divulgação de resultados.

O Centro de Estudos Rioterra é filiado as seguintes redes:

 

gtapacto globalamazonia_sustentavelsementes_da_amazonia