Enquanto o mundo se prepara para debater o futuro do planeta na COP30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), a Rioterra lança a campanha “A Mudança é Viva”, um chamado à ação que parte de quem vive, conhece e transforma o território amazônico há mais de duas décadas.
A proposta é mostrar que, na Amazônia, a resposta à crise climática já começou. E que Rondônia, muitas vezes ausente do radar nacional e internacional, tem muito a ensinar quando se fala em floresta em pé, bioeconomia, carbono, justiça climática e protagonismo de povos e comunidades tradicionais.
A Amazônia que age antes do discurso:
A campanha surge em um momento estratégico. Com a COP30 se aproximando, cresce o interesse global por soluções que envolvam o bioma amazônico. Mas para a Rioterra, esses temas, agora em alta, já fazem parte do cotidiano desde 1999.
Enquanto o mundo fala sobre clima, carbono e transição ecológica, a Rioterra já executa projetos de elevado potencial para mudar o cenário de aquecimento regional, que integram restauração florestal, produção sustentável, fortalecimento comunitário e bioeconomia.
A Rioterra atua em diferentes frentes, com resultados concretos:
- Mais de 8 milhões de árvores plantadas na Amazônia Ocidental;
- Mais de 6000 hectares restaurados;
- Projetos de restauração de pastagens degradadas com certificação de carbono (Projeto Agro Verde)
- Criação do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia (CBCA), que é uma vitrine de inovação com floresta em pé;
- Apoio direto a conservação de mais de um .milhão de hectares junto com comunidades extrativistas, indígenas e agricultores familiares, promovendo governança territorial e justiça climática;
- Articulação de iniciativas para implementação de políticas públicas e formas de organização para combate a emergência climáticas, como a Aliança dos Povos Indígenas do Sudoeste da Amazônia, fortalecendo a participação política dos povos da floresta.
Para além da COP: uma campanha de consciência:
“A Mudança é Viva” não é apenas um slogan, é uma afirmação:que as soluções já existem, estão acontecendo há muito tempo e nascem de dentro da floresta. A campanha também busca mobilizar imprensa, parceiros, poder público e sociedade para reconhecer, apoiar e ampliar essas experiências.
Para saber mais sobre a campanha, acesse no instagram: @rioterra_org