O Centro de Inovações da Amazônia – Rioterra acaba de iniciar uma nova etapa no fortalecimento da restauração ecológica em Rondônia por meio do projeto Reverdecendo Comunidades Brasileiras (Regreening Brazilian Communities), uma parceria com a Visão Mundial, organização humanitária cristã presente em mais de 100 países e com 50 anos de atuação no Brasil. A iniciativa visa potencializar as ações desenvolvidas pela Rioterra em aproximadamente 800 hectares em processo de restauração na região.
Com apoio da Visão Mundial, o projeto Reverdecendo Comunidades Brasileiras leva práticas sustentáveis para transformar paisagens e vidas. O apoio da organização chega como um importante reforço para ampliar os resultados de um trabalho que já vem sendo executado, garantindo mais robustez às práticas de recuperação ambiental e aos impactos sociais gerados junto às comunidades envolvidas.
A parceria abre caminhos para novas possibilidades de atuação conjunta, conectando experiências entre regiões distintas da Amazônia. Além de acompanhar de perto os trabalhos da Rioterra em Rondônia, a equipe da Visão Mundial também apresentará a metodologia FMNR (sigla em inglês para “Farmer Managed Natural Regeneration”) desenvolvida e aplicada no estado de Roraima.
“A Visão mundial fica feliz de se somar aos esforços para contribuir com a sustentabilidade em uma região tão importante para a ecologia brasileira. Além do aspecto sustentável, também vamos dar todo o suporte para que o projeto dialogue com as comunidades locais e possamos caminhar juntos em direção aos nossos objetivos.” Afirma Henrique Alencar, Gerente de HEA.
O intercâmbio de conhecimento entre as instituições representa um ganho estratégico para a ampliação das abordagens restaurativas no estado.
Com essa nova frente de cooperação, a Rioterra reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e com a construção de soluções baseadas na natureza, que conciliam conservação ambiental, segurança alimentar e fortalecimento das comunidades locais.