Rioterra Berlim

Com sede em Berlin, Alemanha, o escritório do Centro de Estudos Rioterra para a Europa foi criado em 2020 como forma de dar voz para instituições de base do SW da Amazônia diante do contexto sociopolítico e conectar instituições internacionais interessadas em desenvolver ações na Amazônia com iniciativas de desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

Ampliar o olhar para o Sudoeste da Amazônia na Europa e atrair instituições privadas, governos, academia e terceiro setor para trocar e impulsionar conhecimentos sobre o bioma amazônico através da inovação e identificação de oportunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia em diferentes frentes, como de energias renováveis, contenção de desmatamentos e recuperação de áreas, faz parte dos objetivos da Rioterra Berlin.

A humanidade está passando por uma crise climática sem precedentes e a floresta amazônica, maior floresta tropical do planeta, armazena cerca de 17% de todo o carbono retido pela vegetação do mundo, o que a torna essencial na regulação do clima.

A Amazônia abriga 40% da floresta tropical remanescente do mundo, 25% da biodiversidade terrestre e mais espécies de peixes do que qualquer outro sistema fluvial do planeta. Além disso, contribui para o ciclo hidrológico, além de ser o lar de populações tradicionais que dependem da floresta para manter seus modos de vida.

O Centro de Estudos Rioterra acredita que, se as pessoas estiverem em situação de vulnerabilidade social, sem condições de vida digna no campo e na floresta, todo o ciclo de sustentabilidade será ameaçado. Assim, haverá mais desmatamento, emissão de gases de efeito e estuda e perda de biodiversidade. Foi para evitar esse tipo de condição que nasceu a Rioterra Berlin.

Seu propósito é integrar parceiros internacionais para o desenvolvimento de projetos sustentáveis tendo a floresta em pé, garantia e acesso a direitos e dignidade de vida para as populações tradicionais e agricultores familiares como seu principal valor.