Rioterra faz o lançamento do Projeto CACAU AMAZÔNIA+ durante a Rondônia Rural Show

Um projeto inovador ao aliar adequação ambiental, pagamento por serviços ambientais e desenvolvimento socioeconômico.

O Projeto Cacau Rondônia + desenvolvido pela Rioterra ganha destaque internacional e foi lançado oficialmente durante a 11ª Rondônia Rural Show, maior evento de agronegócio da região Norte, que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná (RO), de 20 a 25 de maio de 2024. O lançamento ocorreu no pavilhão internacional e foi um dos principais anúncios da abertura da Feira.

Conforme destacou o coordenador geral de projetos da Rioterrra, Alexis Bastos, Pós-Doutor em dinâmicas de carbono em solos tropicais pela UFPR, o Projeto CACAU AMAZÔNIA + é inovador no sentido de oferecer lucratividade desde o primeiro ano de cultivo, pois emprega cultura de ciclo curto, como a banana Terra Anã, aliando os plantios a implementação do Código Florestal e renda extra obtida através do pagamentos por serviços ambientais, atrelados a mercados de carbono, promovendo novas formas de desenvolvimento socioeconômico. Além disso, o projeto permite a diversificação de renda, uma vez que utiliza como modelo de restauração, os Sistemas Agroflorestais que gera colheita de diferentes frutos como banana, açai e cacau em períodos distintos.

A gerente administrativo da Rioterra, Telva Maltezo, ressaltou que Rondônia tem histórico de sucesso na produção de cacau e o novo projeto inova no sentido de proporcionar uma cadeia de valor ampla, oferecendo gratuitamente mudas de qualidade para agricultores familiares, estruturas de pré beneficiamento que agregam valor ao produto, insumos e assistência técnica para aumentar a produtividade, rastreabilidade, bem como acesso a mercados que valorizam produtos que tenham origem e sejam sustentáveis.

Áreas de atuação

O projeto terá atuação em dez municípios de Rondônia escolhidos pela tradição na produção cacaueira, sendo: Ouro Preto do Oeste, Jaru, Mirante da Serra, Nova união, Vale do Paraíso, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Cacaulândia e Ariquemes.

O projeto Cacau Amazônia+ é uma realização da Rioterra e da empresa Cacau Amazônia+ com investimentos da One Tree Planted e Amazon Biodiversity Fund, com parceria do governo do Estado de Rondônia através da SEDEC e SEDAM