De 21 a 25 de julho, o Centro de Inovação da Amazônia – Rioterra participou da Conferência Brasileira Clima & Carbono 2025, um dos mais relevantes encontros nacionais sobre mudanças climáticas, governança ambiental e mercado de carbono. Realizado em São Paulo e promovido pela NBS Brazil Alliance, o evento reuniu representantes do setor público, da iniciativa privada, da academia e da sociedade civil para debater os desafios e oportunidades da regulação climática no Brasil.
A participação da Rioterra, por meio de Alexis Bastos, Karen Falcão e Lucas Mancilha, teve como foco o acompanhamento das discussões, o fortalecimento de redes e o alinhamento institucional com as principais pautas que impactam diretamente os territórios amazônicos. A presença da Rioterra nesse evento foi estratégica para assegurar que as experiências e realidades da Amazônia sejam consideradas na formulação de políticas públicas e mecanismos regulatórios relacionados ao clima.
Com mais de 20 anos de atuação na Amazônia, a Rioterra desenvolve ações em áreas como restauração florestal, bioeconomia, REDD+, e fortalecimento de Unidades de Conservação. Atuar em espaços como a Conferência Brasileira Clima & Carbono é parte essencial da estratégia da Rioterra para garantir que os territórios onde atua estejam representados nos grandes debates nacionais. Além disso, a presença da organização nesse ambiente contribui para ampliar a articulação com instituições parceiras e com redes que defendem uma regulamentação do mercado de carbono que respeite os direitos dos povos e comunidades tradicionais e valorize soluções construídas a partir da realidade amazônica.
A Conferência Brasileira Clima & Carbono 2025 foi, portanto, uma oportunidade de escuta, análise e aproximação com os atores que estão construindo os marcos legais e institucionais para o enfrentamento da crise climática no Brasil.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial da NBS Brazil Alliance: https://nbsbrazilalliance.org/cbcc-2025