Rioterra recebe Diretora de Projetos da GIZ e apresenta resultados do projeto Pecuária+

Encontro com Maria Olatz reforça parceria e abre novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Na última terça-feira (17), a Rioterra recebeu em seu escritório, em Porto Velho (RO), a visita de Maria Olatz, Diretora de Projeto na GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), a Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. O encontro reforçou a parceria histórica entre as duas instituições e abriu novas perspectivas de cooperação para a Amazônia.

Durante a agenda, a equipe da Rioterra apresentou os resultados preliminares do projeto Pecuária+: Pecuária Inovadora e Sustentável na Amazônia, iniciativa apoiada pela própria GIZ e que tem como objetivo promover modelos produtivos sustentáveis que conciliem a atividade pecuária com a conservação ambiental. Entre os avanços já alcançados, foram destacados os estudos produzidos sobre as situações de embargo no estado de Rondônia e a implementação de propriedades modelo, que já estão em execução como referência para boas práticas pecuárias na região.

Lucas Mancilha, coordenador de projetos da Rioterra, destacou a importância da parceria: “A GIZ é uma parceira histórica da Rioterra e continuará sendo fundamental no nosso futuro. Essa cooperação tem nos permitido avançar em pautas prioritárias para a Amazônia, como a pecuária sustentável, que demanda soluções cada vez mais inovadoras e reforça a importância da colaboração internacional.”

Além da avaliação do projeto, o encontro também trouxe espaço para discutir pautas estratégicas para o Sudoeste da Amazônia, com destaque para a região Amacro (que engloba Amazonas, Acre e Rondônia). O território vem sendo apontado como uma nova fronteira de expansão agropecuária, o que traz riscos socioambientais significativos e exige estratégias conjuntas de desenvolvimento sustentável.

Ao final da visita, Rioterra e GIZ reafirmaram seu compromisso mútuo de fortalecer a cooperação internacional em prol da Amazônia, valorizando o papel das parcerias para enfrentar os desafios da região.