Rondônia desponta na 4ª posição da produção nacional de cacau de qualidade com mais de 8.500 toneladas colhidas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região Norte, Rondônia ocupa o 2º lugar, ficando atrás apenas do Pará. A melhoria da qualidade do cacau produzido tem sido fundamental para essa valorização.
A Rioterra vem contribuindo com o progresso da lavoura cacaueira, aplicando tecnologias inovadoras. Como resultado, no concurso Concacau 2024, realizado nos dias 26 e 27 de setembro, em Jaru, dois produtores premiados são beneficiários de suas ações. Arnaldo dos Santos Vieira, de Ouro Preto do Oeste, conquistou o 2° lugar, e Cláudio foi selecionado entre os 10 melhores.
Arnaldo dos Santos Vieira destacou a importância da parceria com a Rioterra, que ofereceu assistência técnica e auxiliou com estufa, cocho de fermentação e adubos para fortalecer as plantas. “Esse ano já bati minha meta de colher uma tonelada de amêndoas. No concurso, alcancei uma nota muito boa, e a Rioterra ajudou a atingir esse resultado”, afirmou. Oriundo de uma família de cacauicultores, ele se disse otimista com o futuro. “Acredito que vou conseguir avançar ainda mais na melhora da qualidade e da produção”, acrescentou Arnaldo.
Outro premiado, Donizete Martineli, comemorou o reconhecimento. “Trabalho com cacau de qualidade e agora, com o kit fermentação completo que ganhei, poderei melhorar ainda mais as amêndoas colhidas”, celebrou. O kit foi patrocinado pela Rioterra e pelo Cacau Amazônia+.
A coordenadora de assistência técnica do projeto, Edylamar Leite, presente no evento, ressaltou a transformação que as tecnologias vêm promovendo. “Esses produtores não tinham as estruturas necessárias, como cocho e estufa, e em um ou dois anos conseguiram elevar a qualidade das amêndoas a ponto de serem reconhecidas entre as dez melhores do estado”, disse, satisfeita com os resultados obtidos.
Concacau 2024
A 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau) reafirmou o potencial da cacauicultura no estado, com foco na melhoria da qualidade das amêndoas e na sustentabilidade. O evento premiou Celso José de Abreu Santana, do município de Presidente Médici, que conquistou o 1º lugar e recebeu R$10 mil como prêmio. Ele destacou a alegria de ver o trabalho dos produtores sendo valorizado após mais de 20 anos de dedicação ao cacau.
Outros três produtores também foram premiados: Arnaldo dos Santos Vieira, de Ouro Preto do Oeste, em 2° lugar; Maria de Abreu Santana, em 3°; e Donizete Martineli, de Mirante da Serra, em 4°.
Organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e pela Emater-RO, o concurso destacou a importância da produção de cacau, impulsionando a sustentabilidade e a qualidade, fortalecendo a cadeia produtiva. Leandro Ezequiel Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Rondônia, ressaltou que a melhoria na qualidade das amêndoas coloca o cacau rondoniense entre os melhores do Brasil. Já o presidente da Cacauron, Estevan Fernandes Magalhães, destacou a qualidade e o sabor diferenciado do produto.
O evento Concacau 2024 mais uma vez demonstrou o potencial da produção de cacau em Rondônia, valorizando o trabalho da agricultura familiar e ressaltando a importância do uso de tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade das amêndoas. Com a premiação de produtores locais, a cacauicultura no estado segue ganhando força e reconhecimento nacional.
Saiba Mais
Quer saber como a Rioterra está fazendo a diferença na Amazônia? Visite nosso site e descubra mais sobre nossas ações e projetos. Não se esqueça de interagir conosco, compartilhar nossas iniciativas, curtir e deixar seu comentário, acesse: https://linktr.ee/cesrioterra