Agroverde

Realizado pela Rioterra em  parceria com a Reforest’Action, empresa francesa que desenvolve recuperação florestal em 39 países, o ReforesTerra visa reconhecer os benefícios que o produtor rural gera para a sociedade ao recuperar e proteger áreas de florestas em sua propriedade.

Realizado pela Rioterra em  parceria com a Reforest’Action, empresa francesa que desenvolve recuperação florestal em 39 países, o ReforesTerra visa reconhecer os benefícios que o produtor rural gera para a sociedade ao recuperar e proteger áreas de florestas em sua propriedade, principalmente as que estão no entorno dos cursos d´água, através de um sistema inovador de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Através do reflorestamento de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar localizadas na região da sub-bacia do baixo rio Jamari, em sete municípios do estado de Rondônia, o projeto será pioneiro no pagamento por serviços ambientais e no apoio aos agricultores familiares para adequação ambiental de suas propriedades, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais aos beneficiários diretos e também para toda a sociedade.

Com início em novembro de 2022, o projeto será executado até 2052. De 2022 a 2026, dois mil hectares de áreas degradadas selecionados em cerca de mil propriedades rurais serão recuperadas pelos agricultores com apoio financeiro do projeto. A partir de 2026 até 2052, os agricultores que mantiverem suas áreas receberão, anualmente, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).