Desde 2009, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Rioterra atuam em parceria no estado de Rondônia para promover a consolidação do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT). Este programa busca o protagonismo dos atores sociais no desenvolvimento de seus territórios, através do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentado, que representa os esforços dos territórios de Rondônia em incluir diversidades socioculturais nas políticas públicas. A presença da sociedade civil organizada, em parceria com os governos federal, estadual e municipal, é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar.
As ações são realizadas nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Rio Crespo desde 2010, e desde 2018, em Porto Velho e Candeias. O projeto reforça a necessidade de fortalecer a cultura da gestão social e a ampliação das redes sociais de cooperação. As iniciativas incluem ações formativas, como cursos, rodas de diálogo, intercâmbios e dias de campo, além da regularização ambiental das propriedades através da recuperação de áreas alteradas e doação de mudas. A assistência técnica e extensão rural complementam as demais atividades, visando à produtividade dos agricultores.
Os resultados evidenciam-se pela reestruturação dos Colegiados Territoriais Madeira Mamoré, Vale do Jamari, Central e Rio Machado, e pela elaboração e publicação dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável. Houve uma melhoria na articulação interinstitucional entre entidades governamentais e não governamentais e no fortalecimento das institucionalidades dos Conselhos. A organização para acesso aos recursos PROINF do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, no valor de aproximadamente R$ 4,5 milhões, e a ampliação do acesso aos mercados institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos/PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE foram outros importantes resultados alcançados.